A importância dos jogos na formação – 2020

As formações já há muito que deixaram de ser apenas teóricas, ou seja, tem-se assistido a uma integração de vários jogos na forma como são lecionados os conteúdos das formações.

Jogos são atividades estruturadas, praticadas com fins recreativos e em alguns casos fazem parte de instrumentos educacionais, onde são usados para passar uma mensagem aos jogadores.

Os jogos envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercícios ou realizam um papel educativo, simulação ou psicológico.

As atividades que podem ser desenvolvidas no contexto de formação, podem ser de diferentes formas, diferentes dimensões, podem ser simples ou complexas, curtas ou longas, relacionadas ou não com o contexto da formação. “A atividade produzirá uma experiência de aprendizagem válida se o formador tiver em conta na sua conceção/aplicação:

  • Os formandos a quem se destina;
  • As intencionalidades formativas;
  • A necessidade de elaborar procedimentos claramente definidos;
  • Instruções claras para os participantes e observadores;
  • O estabelecimento de prazos adequados ao tipo de atividade;
  • A necessidade de a inserir num momento apropriado da formação;
  • A condução da fase de exploração da atividade;
  • As estratégias avaliadas mais adequadas.” (Gouveia, 2007, p. 95)

Os jogos no que à formação diz respeito, servem para estimular o cérebro e assim conseguir-se uma melhor compreensão do que se está a falar, eles facilitam o processo de aprendizagem e, para além de tornarem a dinâmica da aula mais divertida, proporcionam momentos de interação melhorando o relacionamento entre formador e formando.

Para além disto, a inserção dos jogos na dinâmica da aula faz com que a atenção perdida se recupere, ou seja, o facto de se inserir uma atividade, aumenta a concentração do formando, focando-a para a atividade, fazendo com que se interesse mais pelo tema abordado, conseguindo obter assim melhores resultados de aprendizagem.

O autor João Gouveia refere ainda que “o melhor modo de tomar consciência da importância das atividades em contexto de formação é utilizá-las e analisar constantemente as suas experiências, de modo a poder melhorá-las.” (Gouveia, 2007, p. 95)

As dinâmicas de grupo realizadas por meio de jogos ajudam no desenvolvimento de equipa devido ao seu aspeto lúdico, criativo e espontâneo, visando mudanças comportamentais que possam favorecer o desempenho individual e grupal.

Os jogos são considerados como um ótimo meio para transmissão e fixação de conhecimentos. São essenciais para o desenvolvimento de temáticas em grupo, de forma a promover o autoconhecimento. Levam o formando a desinibir-se e a libertar a sua criatividade bem como espontaneidade. Para além disto, os jogos aumentam a motivação dos formandos, tornam o ambiente mais descontraído, criam empatia e permitem a troca de experiências e formações.

A dinâmica nas formações é uma excelente escolha para trabalhar o conteúdo de forma diferente, onde se tem como necessidade a comunicação. Certamente que, com a prática de jogos na formação se obtém melhores resultados, uma vez que a cooperação para desempenho de atividades e troca de experiência, engrandece o processo de aprendizagem. Além disso, são desenvolvidas habilidades que marcam a diferença na inserção ou reinserção no mercado de trabalho, habilidades essas que passam essencialmente pela comunicação e pela interação tanto pessoal como profissionalmente.

A inserção de jogos na formação permitem desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão, ampliar o conhecimento individual, coletivo e ainda enriquecer o potencial de cada formando, bem como possibilitar a criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantes são sujeitos à sua elaboração e execução.

Para saber mais sobre o tipo de dinâmicas de grupo que utilizamos inscreva-se nos nossos cursos em https://expertmind.pt/cursos/

Existem algumas plataformas como o Pinterest, que ajudam na conceção dos jogos, apresentando uma variedade de ideias, e de fácil realização para diversas dinâmicas de grupo.

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Referências Bibliográficas

Gouveia, J (07/2007). Métodos, Técnicas e Jogos Pedagógicos

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