Tendências de comportamento digital pós Covid-19

Ao longo dos últimos meses tem-se assistido a tendências comportamentais ao nível do digital, nunca antes pensadas. Tudo o que era feito presencialmente começou a ser feito de forma digital, e o que para muitas empresas parecia impossível, teve que de uma maneira ou de outra tornar-se possível. O trabalho passou a ser feito em casa, através dos meios online, os encontros com os amigos passaram a ser através das aplicações de vídeo, a visita aos monumentos passou a ser feita através dos meios online, as aulas começaram a ser à distância e através de aplicações online como o Zoom, e até consultas médicas passaram a ser feitas por chamada de vídeo.

O meio digital tem vindo a ganhar cada vez mais importância no seio da nossa sociedade, tornando-se assim um meio imprescindível para muitas empresas, fazendo com que estas apostem cada vez mais na comunicação online.

Pode dizer-se que o digital veio para ficar, uma vez que está presente no nosso dia a dia e faz parte de todos nós, mesmo que não se dê por isso, o meio digital exerce grande influência sobre todas as empresas e sobre todos os consumidores. Já ninguém se imagina a voltar a comunicar por carta ou até mesmo trabalhar sem a opção do online, uma vez que o digital nos veio ajudar a ficarmos mais próximos uns dos outros, quer a nível empresarial quer a nível pessoal.

Mas a grande pergunta que nos fazemos a nós próprios é precisamente, quais vão ser as tendências de comportamento no digital, após a pandemia do novo coronavírus?

O tempo é de incertezas, mas é certo que uma das tendências passa pelas empresas apostarem mais no meio digital, uma vez que é o meio que interage mais rapidamente com o público-alvo, chega a um maior número de pessoas e para além disto é o meio com o menor custo, fazendo com que as empresas que não tenham tanto poder monetário consigam praticar uma boa comunicação sem custos elevados. Com isto, vão otimizar os próprios sites e fazer chegar ao consumidor aquilo que o consumidor procura através do email marketing por exemplo, ou até mesmo através do marketing de afiliados.

Segundo o site Meios & Publicidade, as empresas e as pessoas vão assim tornar-se mais criativas na comunicação digital.

Uma outra tendência concerne ao  comércio eletrónico, isto é, as compras online. O consumidor que antes preferia dirigir-se a um centro comercial para adquirir roupas ou acessórios, certamente já efetuou este tipo de ações através do meio online, uma vez que não se podia deslocar e podendo assim comprar o que quisesse através de um clique. Isto faz com que o consumidor fique de certa forma habituado e familiarizado a este meio, e futuramente continue a optar por comprar online e não presencialmente, acelerando assim a transformação digital.

Para além da aquisição de roupas e acessórios, o consumidor de hoje acostumou-se também, através dos meios digitais, a poder adquirir bens alimentares ou até medicamentos, assim como refeições a partir do Takeaway, ou seja, tudo o que antes era impensável comprar através do online, é cada vez mais usual e vai tornar-se tendência após esta pandemia, devido ao facilitismo de aquisição através de um clique.

Relativamente aos empregos efetuados neste momento por teletrabalho, considero que sempre que possível, num futuro a médio e a longo prazo, esta ação se torne uma tendência que será usada com mais frequência, tanto no nosso país como no resto do mundo, devido ao comodismo de trabalhar a partir de casa, bem como
à produtividade de cada trabalhador, e ainda, segundo o site Sapo na categoria Executive Digest, “com a pandemia, mais empresas passaram a organizar-se para trabalhar com este modelo”.

No entanto, também se pode tornar uma dificuldade na medida em que nem todos têm os meios necessários para poder desenvolver o seu trabalho a partir de casa. Para além disto, uma das possíveis tendências de comportamento no digital é criar empresas online, isto é, empresas que não necessitam de um espaço físico para a mesma e conseguem exercer o seu ramo de trabalho essencialmente através do meio digital.

No que à educação e formação pessoal diz respeito, e segundo o site Sapo na categoria Executive Digest, “a expansão das plataformas de educação à distância irão acelerar” ou seja, a tendência passa pela prática de formações online, isto é, o consumidor pode a partir de um site inscrever-se num curso e aprender os conteúdos do mesmo sem precisar de sair de casa, uma vez que já existem empresas que disponibilizam online os seus cursos, podendo o consumidor efetuar uma compra e desta forma aprender em forma de elearning. Aproveita e inscreve-te nos nossos cursos em https://expertmind.pt/cursos/.

No entanto, não se considera que a educação online vire uma tendência devido à dificuldade de as famílias não terem acessos ao mundo digital e também devido à dificuldade de compreensão à distância, das matérias lecionadas.

O meio digital vai ganhar um impulso ainda maior, e vai tornar-se o principal meio de comunicação de muitas empresas, bem como vai ser utilizado por muitos consumidores para diversos fins, com isto, quer-se dizer que vai obter uma importância acrescida no nosso dia a dia enquanto consumidores e enquanto empresa. Algumas plataformas que podem ser úteis para a comunicação das empresas:

Canva – plataforma de Design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de social media, apresentações, posteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em dispositivos móveis e integra milhões de templates e imagens. https://www.canva.com/ 



Hootsuite – aplicação desenvolvida para gerir todas as redes sociais, tendo controlo sobre elas num único lugar. A aplicação permite agendar, monitorizar, analisar e gerir equipas, entre outras funções. https://hootsuite.com/pt/



Mailchimp – plataforma de automação de marketing e serviço de email marketing. Ajuda a gerir e a comunicar com os clientes, consumidores e outras partes interessadas. https://mailchimp.com/ 



Referências 

Meios & Publicidade (26/03/2020). Tendências: Como será o consumidor pós covid-19?
Consultado em 12/05/2020, in https://www.meiosepublicidade.pt/2020/03/tendencias-sera-consumidor-pos-covid-19/

Sarmento, A (07/05/2020). Mundo Pós Covid? As 15 tendências que podem mudar a sua vida.
Consultado em 12/05/2020, in URL https://executivedigest.sapo.pt/mundo-pos-covid-as-15-tendencias-que-podem-mudar-a-sua-vida/

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